English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Cotovelo / Compressão do Nervo Interósseo Posterior

Compressão do Nervo Interósseo Posterior

A síndrome compressiva do nervo interósseo posterior pode ser confundida com a epicondilite lateral. Essa compressão nervosa causa principalmente dor na porção lateral do cotovelo que piora com a supinação forçada e não aprsenta em geral positivos os testes característicos da epicondilite lateral. Seu diagnóstico é difícil e muitas vezes os exames auxiliares causam confusão, visto que o único exame que pode aparecer a lesão em 50% dos casos é a eletroneuromiografia dinâmica. Em casos mais avançados pode haver comprometimento da musculatura extensora do punho e dedos.
É também conhecida como ?tennis elbow resistente? pois em muitos casos é tratado como epicondilite lateral refratária inclusive ao tratamento cirúrgico.
O tratamento pode consistir em medicação específica e fisioterapia, na falha do tratamento a liberação do nervo interósseo posterior na região de compressão é indicada.
Para aumento da acurácia com filtro dos microtremores e aumento da imagem em mais de 20x com manutenção da sensação visual em 3D o robô cirúrgico pode ser usado na cirurgia.
As principais regiões de compressão são tecido fibroso capsular anterior á cabeça radial(arcada fibrosa), artérias recorrentes radiais, arcada de Frose ( ou arcada do supinador ) e fáscia dos extensores dos dedos.
A liberação cirúrgica é o tratamento de escolha e deve abordar todas as possíveis áreas de compressão, sendo o tratamento de minha escolha em casos refratários ao tratamento conservador.

Dr. José Carlos Garcia Jr. 
Ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e referência em ombro e cotovelo do Hospital Moriah em São Paulo-Capital.
Médico graduado e pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina(Federal de São Paulo).
Fellow na Mayo Clinic-Minnesotta-EUA,  Princeton-EUA, IFOR e IRCAD da Universidade de Estrasburgo-França.
Mestre em Ciências da Saúde(MSc)  pela Universidade de Liverpool-Inglaterra
Doutor em Ciências(PhD) com tese sobre aceleração da cicatrização tendínea pela USP.
Professor Coordenador do centro de estudos NÆON, serviço referendado de formação de especialistas das Sociedades Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Internacional de Traumatologia do Esporte.

Atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Moriah em São Paulo-Capital. Telefones de marcação: 11-41078997 e 11-985588579
 
Voltar