English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Traumatologia Desportiva / Fratura de Bennet

Fratura de Bennet

São as fraturas mais comuns do polegar e ocorrem pela tração do ligamento oblíquo palmar intracapsular com a base do polegar. Essa situação ocorre devido à abdução, supinação e flexão brusca do polegar. Essa movimentação é comum no atleta que pratica artes marciais e tem o polegar preso no Kimono, ou pelo trauma axial com o polegar em flexão.

Há dor na base do polegar, pode haver equimose (roxo) local e dor quando o paciente tenta fazer a pegada no Kimono do adversário. Além da dor ocorre perda de força e subluxação radial do polegar. Essa é uma lesão complicada pois a musculatura abdutora do polegar (que realiza a movimentação de abertura do polegar) traciona o osso 1° metacarpo, o que subluxa a articulação trapézio-1° metacarpo e impede que ocorra a cicatrização adequada e na posição correta.

O tratamento dessa lesão no atleta é cirúrgica pois muito prejudica a pegada no kimono.
O tratamento consiste na colocação de 2 fios metálicos para manter a posição correta e estimular a cicatrização óssea.
A recuperação das lesões é demorada, são pelo menos 6 semanas imobilizado e após isso iniciar reabilitação sem grande carga de esforço por mais cerca de 4 semanas, após isso pode-se reiniciar as atividades atléticas.

No momento que ocorre a lesão durante a luta deve ser colocado gelo e imobilizado punho e polegar, se a dor for muito intensa pode-se tomar um antiinflamatório não hormonal que o paciente esteja habituado e analgésicos. O atleta deve então procurar seu ortopedista para realização de exames e melhor avaliação da gravidade do caso.

Não deixe passar muito tempo pois quanto maior for a demora,mais complexa é a cirurgia e a reabilitação. Após cerca de 3 semanas de lesão a fixação com pinos fica mais complicada e pode até ocorrer a falha da cirurgia, nesse caso a única solução é a reconstrução ligamentar com enxerto de tendão, portanto se tiver essa lesão não perca tempo e procure um profissional habilitado para a cirurgia.
Voltar