English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Traumatologia Desportiva / Entorse do Tornozelo

Entorse do Tornozelo

É uma lesão comum e em geral causada pelo mecanismo de inversão onde há flexão, adução e supinação do pé. Ocorre então uma dor na porção lateral do tornozelo junto à fíbula (antigo perôneo). No momento da lesão pode haver edema impossibilidade de andar devido à dor e até equimose local (casos de lesão mais grave).

O ideal é a imobilização imediata com um imobilizador com o tornozelo em posição funcional de 90º na hora da lesão, gelo 20 minutos e algum antiinflamatório não hormonal de uso corriqueiro do paciente. A avaliação por um profissional habilitado deve ocorrer pois essas torções podem ocorrer conjuntamente com fraturas do tornozelo e/ou ruptura total do ligamento fíbulo-talar anterior que em ocasiões especiais em atletas de alto nível pode ser cirúrgico, mas o habitual é a lesão benigna. Muitas vezes a simples torção de tornozelo pode deixar o atleta afastado por mais de 6 semanas das atividades. O importante é respeitar o período de reabilitação de cada um e uma dica é esperar cerca de 2 semanas após o termino da dor com movimento e carga para o retorno ás atividades atléticas.

O uso de antiinflamatórios, a imobilização e a reabilitação podem acelerar o retorno às atividades físicas desde que bem orientadas.
Voltar