English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Traumatologia Desportiva / Hérnia de disco ou Hérnia discal cervical

Hérnia de disco ou Hérnia discal cervical

É uma patologia do disco que fica entre as vértebras e tem função de amortecedor entre esses ossos.

Suas causas mais comuns são a traumática e degenerativa.

Em ambos casos há extrusão de parte do disco pela região de fragilidade. Isso pode causar certo grau de instabilidade mecânica ou até compressão da raiz nervosa ou da própria medula espinhal.

Seus principais sintomas são dor, formigamento, sensação de queimação ou até perda de força. Esses sintomas são bem localizados, geralmente unilaterais e podem variar de acordo com a altura da lesão. O nível cervical mais comum é C5-C6, devido à sua maior mobilidade. Algumas dores no ombro podem na verdade ser apenas irradiação da hérnia discal.

Como tratamento na lesão aguda o ideal é imobilização fixa do pescoço com colar cervical rígido, antiinflamatórios hormonais, relaxantes musculares e complexo vitamínico b.

Quando passa a fase aguda ou em lesões não traumáticas o ideal é além do uso das medicações citadas o tratamento fisioterápico e reeducação postural global ( RPG ). Apenas tenha o cuidado de saber se o tratamento de RPG que está sendo realizado é o adequado, para isso entre em contato com a sociedade brasileira de RPG. Em geral há melhora da mecânica cervical e reabsorção de parte da hérnia com o tempo e a conseqüente melhora do quadro clínico de forma lenta mas consistente. Caso o quadro de formigamento e perda de força não regrida o ideal pode ser a retirada da hérnia e fixação com enxerto ósseo de preferência autógeno.
Voltar