English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Traumatologia Desportiva / Lesão do Menisco

Lesão do Menisco

Entre as lesões do lutador uma das mais freqüentes é a do menisco.

Essa pequena porção do corpo causa muita dor para os esportistas desde esquiadores, jogadores de futebol até os lutadores.

O menisco é uma estrutura que fica entre o fêmur (na coxa) e a tíbia (na perna) e serve de coxim entre esses dois ossos. Funciona como amortecedor entre esses ossos suportando todo o peso do corpo e ainda ajuda a manter a estabilidade do joelho. Quando há alguma torção do joelho ocorre uma sobrecarga no menisco e é nesse momento que ele costuma romper.

Agudamente o atleta pode ter uma dor leve ou de grande intensidade que não melhora após passada a fase inflamatória inicial.

A dor do menisco em geral depende de movimento e piora se o paciente agacha-se. Algumas vezes pode causar até o travamento do joelho.

No Jiu-Jitsu em especial observo as lesões da porção lateral do menisco ao contrário do futebol que em geral causa lesão do menisco medial.

O tratamento da lesão aguda deve contar com imobilização e retirada da carga sobre o membro de acordo com o caso, gelo ao menos 3 vezes ao dia de 10 a 15 minutos e antiinflamatórios podem ser usados nos primeiros dias para a diminuição do inchaço e melhora das dores.

Se a dor persistir deve-se avaliar melhor a lesão e essa possivelmente deverá ser operada.

Quanto a cirurgia, o ideal é que seja feita por artroscopia, ou seja com o uso de uma microcâmera.

Antigamente o menisco inteiro era retirado, na década de 90 era retirada apenas a parte lesada e hoje em boa parte dos casos está sendo feita a sutura (costura) do menisco.

No pós operatório o paciente pode retornar às atividades de acordo com a avaliação de seu médico.
Voltar