English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Cotovelo / Rigidez do Cotovelo

Rigidez do Cotovelo

A rigidez do cotovelo tem como pricipais causas a hipertrofia cápsulo-ligamentar , deformidades ósseas e presença de osteofitoses.
Quando o cotovelo não apresenta arco funcional, ou seja, menos que ângulo entre 30º a 130º sem melhora com tratamento fisioterápico por até 6 meses está indicada a cirurgia.
Em minha experência a artroscopia é a técnica de escolha. O ganho médio do arco de movimento gira entre 40º e 50º e a agressão de pele é mínima.
A artroscopia do cotovelo é um procedimento muito específico e deve ser realizado por profissional especialista de cotovelo com treinamento para artroscopia dessa articulação.
Após a cirurgia o paciente pode ganhar arco de movimento durante até 6 a 9 meses. Para oter o melhor resultado a reabilitação é mandatória.
Em geral há ganhos em torno de 40º com a artroscopia do cotovelo.
A fisioterapia pode ser dolorosa mas é essencial após a cirurgia.
Nosso grupo tem apresentado em congressos de ortopedia e cirurgia de ombro e cotovelo uma das maiores estatísticas da américa-latina em tratamento artroscópico da rigidez do cotovelo com resultados favoráveis. Esse trabalho teve destaque e publicação inclusive na Arthroscopy e na Associação de Artroscopia da América do Norte.

Dr. José Carlos Garcia Jr. 
Ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e referência em ombro e cotovelo do Hospital Moriah em São Paulo-Capital.
Médico graduado e pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina(Federal de São Paulo).
Fellow na Mayo Clinic-Minnesotta-EUA,  Princeton-EUA e IFOR e IRCAD da Universidade de Estrasburgo-França.
Mestre em Ciências da Saúde(MSc)  pela Universidade de Liverpool-Inglaterra
Doutor em Ciências(PhD) com tese sobre aceleração da cicatrização tendínea pela USP.
Professor Coordenador do centro de estudos NÆON, serviço referendado de formação de especialistas das Sociedades Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Internacional de Traumatologia do Esporte.

Atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Moriah em São Paulo-Capital. Telefones de marcação: 11-41078997 e 11-985588579
Voltar