English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Cotovelo / Síndrome do Pronador Redondo

Síndrome do Pronador Redondo

Síndrome do Pronador Redondo

A síndrome do pronador redondo é uma das síndromes compressivas que ocorrem logo abaixo do cotovelo na região do músculo pronador redondo.
Mesmo sendo nominada como sindrome do pronador não é apenas a compressão do nervo pelas cabeças umeral e ulnar desse músculo a causa dessa síndrome. Outras possíveis causas de compressão do nervo mediano nessa região são a persistência da artéria mediana, o lacerto fibroso do bíceps e a arcada dos flexores superficiais dos dedos.
Em geral é confundido com síndrome do túnel do carpo, inclusive no exame de eletroneuromiografia.
As diferenças são piora com movimetação da região de causa dos sintomas, tinel presente na região do pronador redondo, persistência durante o dia e o formigamento não apenas dos dedos indicador e médio mas da palma da mão também.
Estima-se que cerca de 5% dos diagnósticos da síndrome do túnel do carpo na verdade sejam síndromes do pronador redondo.
Em casos de recidiva do túnel do carpo oriento reavaliação e pensar na possibilidade dessa síndrome ou da síndrome do desfiladeiro torácico.
O tratamento geralmente é conservador com acupuntura, medicações, alongamentos e orientação do paciente.
Na falha do tratamento conservador a cirurgia pode ser realizada para liberação do nervo mediano e do nervointerósseo anterior.
Em minha experiência já encontrei músculos pronadores anômalos, hiperpressão do lacerto, compressão na arcada dos extensores superficiais dos dedos e um caso de persistência da artéria mediana. Esse último foi o mais complexo.
Oriento não apenas eletroneuromiografia mas artrotomografia com reconstruçao 3D como possibilidade de exames pré-operatórios.

Dr. José Carlos Garcia Jr. 
Ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e referência em ombro e cotovelo do Hospital Moriah em São Paulo-Capital.
Médico graduado e pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina(Federal de São Paulo).
Fellow na Mayo Clinic-Minnesotta-EUA,  Princeton-EUA e IFOR e IRCAD da Universidade de Estrasburgo-França.
Mestre em Ciências da Saúde(MSc)  pela Universidade de Liverpool-Inglaterra
Doutor em Ciências(PhD) com tese sobre aceleração da cicatrização tendínea pela USP.
Professor Coordenador do centro de estudos NÆON, serviço referendado de formação de especialistas das Sociedades Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Internacional de Traumatologia do Esporte.

Atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Moriah em São Paulo-Capital. Telefones de marcação: 11-41078997 e 11-985588579
Voltar