English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Cotovelo / Pseudoartrose

Pseudoartrose

Pseudoartrose do úmero e do cotovelo

A pseudoartrose é a formação de tecido fibrocicatricial na região onde deveria ocorrer a cicatrização e consolidação da fratura. Devido à mobilidade (estímulo mecânico) não há formação óssea, e pode haver até líquido sinovial na região formando uma falsa articulação.
Para a consolidação da fratura o osso necessita inicialmente de vitalidade dos tecidos(boa vascularização), ausência de agentes infecciosos(bactérias), contato ósseo, mediadores celulares(inflamatórios), pH adequado e ausência de estímulo mecânico (imobilidade do foco). Esses fatores norteiam a consolidação do osso e após isso a carga axial auxilia o aumento da densidade óssea e sua resistência pelo efeito piesoelétrico.
Quando ocorre a pseudoartrose(não consolidação da fratura) temos que entender oque a causou antes de tratar. Falha da estabilização da fratura• Perda de vitalidade dos tecidos• Infecção• Outros fatores• Com essa reposta o tratamento pode ser instituído com foco no real problema que causou a pseudoartrose. Em geral não é de tratamento simples mas se focado os resultados são animadores.

Dr. José Carlos Garcia Jr. 
Ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e referência em ombro e cotovelo do Hospital Moriah em São Paulo-Capital.
Médico graduado e pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina(Federal de São Paulo).
Fellow na Mayo Clinic-Minnesotta-EUA,  Princeton-EUA e IFOR e IRCAD da Universidade de Estrasburgo-França.
Mestre em Ciências da Saúde(MSc)  pela Universidade de Liverpool-Inglaterra
Doutor em Ciências(PhD) com tese sobre aceleração da cicatrização tendínea pela USP.
Professor Coordenador do centro de estudos NÆON, serviço referendado de formação de especialistas das Sociedades Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Internacional de Traumatologia do Esporte.

Atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Moriah em São Paulo-Capital. Telefones de marcação: 11-41078997 e 11-985588579
Voltar