English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Lesões / Cotovelo / Lesão do Ligamento Colateral Medial do Cotovelo

Lesão do Ligamento Colateral Medial do Cotovelo

A lesão do ligamento colateral medial do cotovelo pode ocorrer em basicamente todas as ocasiões onde há luxação do cotovelo, pode haver lesão em pessoas submetidas a grande estresse em valgo, como ocorre em esportes de arremeço ou em lutas de contato.
Nem todas as lesões ligamentares do cotovelo são cirúrgicas.
A indicação cirúrgica depende da intensidade dos sintomas, da atividade esportiva e das lesões associadas.
No caso de fraturas, principalmente do coronóide e cabeça do rádio ou lesão do músculo tríceps a indicação cirúrgica é geralmente a regra.
Lesões crônicas podem evoluir com dor medial ou impacto póstero-medial do cotovelo com dor posterior durante movimento de arremeço e para pegar pesos.
Nos casos onde a cirurgia está indicada, atualmente a melhor técnica de reconstrução ligamentar é com enxerto de tendão do próprio paciente utilizando parafusos de interferência.
Estudos de Ahmad em Nova York mostraram resistência a tração quase 3 vezes maior com uso de parafusos de interferência comparando com qualquer outro método de fixação.
Outro ponto importante da cirurgia do ligamento colateral medial é o encontro do ponto isométrico.
A anteriorização do nervo ulnar também é um passo importante da cirurgia, visto que em estudos de Frank Jobe e de nosso grupo a não anteriorização tendeu a causar síndrome compressiva do nervo ulnar.
O retorno para esportes pode ocorrer de 6 a 9 meses após a cirurgia.
A reabilitação deve ser orientada por profissional habilitado.

Dr. José Carlos Garcia Jr. 
Ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e referência em ombro e cotovelo do Hospital Moriah em São Paulo-Capital.
Médico graduado e pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina(Federal de São Paulo).
Fellow na Mayo Clinic-Minnesotta-EUA,  Princeton-EUA, IFOR e IRCAD da Universidade de Estrasburgo-França.
Mestre em Ciências da Saúde(MSc)  pela Universidade de Liverpool-Inglaterra
Doutor em Ciências(PhD) com tese sobre aceleração da cicatrização tendínea pela USP.
Professor Coordenador do centro de estudos NÆON, serviço referendado de formação de especialistas das Sociedades Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Internacional de Traumatologia do Esporte.

Atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Moriah em São Paulo-Capital. Telefones de marcação: 11-41078997 e 11-985588579
Voltar