English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Prótese / Prótese do Ombro

Prótese do Ombro

A cirurgia prótese do ombro é uma cirurgia que tem indicação nas lesões com degeneração da articulação glenoumeral de alta ou moderada gravidades independente das lesões associadas. A escolha da prótese específica para cada situação é muito importante.

Em casos onde haja lesão irreparável do manguito associada a lesão da articulação glenoumeral a prótese reversa pode ser indicada. Mesmo com altas taxas de complicação a prótese reversa do ombro pode ser a única saída nessa situação, entretanto se não houver lesão da cartilagem articular, a liberação artroscópica do nervo supraescapular e tenotomia ou tenodese do bíceps podem surtir melhores efeitos sem as complicações de uma cirurgia de grande porte.

Se houver lesão reparável do manguito, essa lesão deve ser reparada previamente ou no ato da protetização e a prótese convencional deve ser utilizada. Se não houver lesão do manguito a prótese convencional deve ser utilizada.

Para artrite reumatóide, osteoartrose (ou artrose) ou outras lesões condrais a prótese nacional apresenta uma grave deficiência, não apresenta guias de corte e de posicionamento adequados devendo ser preteridas.
A indicação de prótese do ombro deve obedecer critérios específicos e ser realizada por um profissional habilitado, preferencialmente membro da sociedade brasileira de cirurgia do ombro e cotovelo.

Veja também:
» Prótese do Cotovelo
» Prótese de Cabeça Radial