English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Prótese / Prótese Reversa do Ombro

Prótese Reversa do Ombro

A prótese reversa do ombro é uma cirurgia que tem indicação muito específica nas lesões com degeneração da articulação glenoumeral (artrose ou osteoartrose do ombro) de alta ou moderada gravidade associadas à lesão irreparável do manguito rotador.

Nos casos onde não há degeneração articular a protetização reversa não está indicada, outras opções cirúrgicas podem obter melhores resultados. A liberação artroscópica do nervo supraescapular e tenodese ou tenotomia do bíceps podem ser opções.

Se houver lesão reparável do manguito, essa lesão deve ser reparada previamente ou no ato da protetização e a prótese convencional deve ser utilizada.
Se não houver lesão do manguito a prótese convencional deve ser utilizada.

A prótese reversa tem sua indicação precisa, pois seus índices de complicação são altos e a revisão dessa prótese é um procedimento complexo. A complicação mais comum é o impacto da glenóide e o pior é a soltura e a luxação com insuficiência do músculo subescapular.

Muitas vezes é necessário associar a transferência muscular para a prótese reversa alcançar sua função.
Mesmo com as altas taxas de complicação a prótese reversa do ombro pode ser a única saída em situações específicas.
A indicação de prótese do ombro deve obedecer critérios específicos e ser realizada por um profissional habilitado, preferencialmente membro da sociedade brasileira de cirurgia do ombro e cotovelo.