English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Prótese / Prótese do Cotovelo

Prótese do Cotovelo


A cirurgia de prótese para o Cotovelo é uma cirurgia que tem indicação nas lesões com degeneração da articulação ulnoumeral de alta gravidade independente das lesões associadas. A osteoartrose, lesão condral(cartilagem) ampla e artrite reumatóide são indicações. A idade e atividade do paciente são um fatores restritivos por influenciarem na vida útil da prótese. Em geral deve ser realizada em pacientes com mais de 65 anos devido à duração da prótese, entretanto a prótese de cotovelo pode também ser indicada mais precocemente em situações específicas.

A escolha da prótese de cotovelo é muito importante. Há um consenso entre os cirurgiões de cotovelo que a prótese semi-restrita seria superior em casos mais graves. Como no Brasil a indicação da prótese de cotovelo ocorre praticamente apenas em casos de degeneração articular grave a prótese semi-restrita é o padrão. Apenas fraturas graves em pessoas com ossos osteoporóticos ou sequelas de fraturas serão candidatos a prótese de cotovelo, além das degenerações articulares supracitadas. 

A prótese com o desenho mais amplamente aceitável é a de Conrad-Morrey.

Dentre as próteses nacionais apenas um tipo semi-restrito específico apresentou bons resultados em nossos estudos, entretanto sua durabilidade pode ser colocada  em xeque. A indicação de prótese do cotovelo deve obedecer critérios específicos e ser realizada por um profissional habilitado, preferencialmente membro da sociedade brasileira de cirurgia do ombro e cotovelo.

Veja também:
» Prótese do Ombro
» Prótese de Cabeça Radial