English Version
(11) 41078997 / (11) 98558-8579

Dr. José Carlos Garcia Jr.

Especialista em cirurgia de ombro, cotovelo e artroscopia

Home / Trabalhos científicos / Cotovelo / Osteotomia Valgizante do Cotovelo para Tratamento do Cúbito Varo. Descrição de Técnica e Resultados.

Osteotomia Valgizante do Cotovelo para Tratamento do Cúbito Varo. Descrição de Técnica e Resultados.

Trabalho apresentado no 37º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia de 2005, Vitória-ES.
Apresenta resultados da cirurgia de correção do cotovelo em crianças com deformidades por sequela de fratura.
Objetivos:
O cúbito varo é uma sequela resultante das fraturas do úmero distal na infância. Esta deformidade causa uma importante alteração no ângulo de carregamento do cotovelo, esta interfere não só na dinâmica da articulação, mas pode também ser estigmatizante para a criança e seus pais. Várias técnicas mostram diferentes osteotomias e métodos para fixá-las, cada uma com suas dificuldades.
O objetivo do nosso estudo é apresentar uma técnica cirúrgica com uso da osteotomia de subtração em cunha lateral, translação medial e fixação com banda de tensão.

Material e Métodos:
Foram operadas 12 crianças com cúbito varo com idade de 5 a 13 anos com média de 8 anos, no perído de 1999 a 2004, resultante da sequela de fratura supracondiliana do úmero.Quatro(33%) eram do sexo feminino, a lado esquerdo foi acometido em 66% os casos. O ângulo de varismo foi de 10º a 30º com média de 18,6º. A técnica cirúrgica consiste na ressecção de uma cunha de base lateral com liberação do fragmento distal e sua translação medial. A fixação foi realizada com 2 fios de Kirschner 2,0mm paralelos laterais, associados a uma banda de tensão com fio de aço 0,8mm e fio de Kirschner medial de 2,0mm.

Resultados
Todas as osteotomias apresentaram consolidação. O arco de movimento manteve-se igual ao pré-operatório. O resultado estético foi satisfatório. As complicações foram infecção no trajeto do fio de Kirschner medial em 1 caso.

Conclusão:
A osteotomia valgizante para tratamento do cúbito varo apresentou segurança, com alto índice de consolidação. O resultado estético foi satisfatório.
Voltar